A BLOG ABOUT BUSINESS & CONSULTING

Talking Branding

O que o Branding faz pela marca efetivamente?

08.08.2017

 

Apesar de parecer básica, esta pergunta esconde um dos grandes segredos do trabalho de branding: fazer acontecer. Num processo de branding clássico estudamos a marca e propomos uma estratégia para que ela conquiste valor e a preferência dos seus públicos.

 

Muitas vezes a questão que fica para os gestores da marca é "como"​ tornar a estratégia palpável e efetiva?

 

Na realidade, a estratégia não faz absolutamente nada pela marca, ela só mostra o caminho. É preciso que se tangibilize essa estratégia em ações. Nessa hora, precisamos ter "manifestações" de marca que formem impressões nos seus públicos, em direção da imagem e resultados que precisamos.

 

Vamos para alguns exemplos. Se uma marca precisa trazer aspectos de simpatia para conquistar mais clientes, pode-se implementar um programa de ação social na comunidade. Este poderia ser um bom caminho.

 

Outro exemplo, se uma marca precisa obter status, talvez investir em inovação e lançar novos produtos no mercado, alguns com edições de luxo, também poderia ser um bom caminho.

 

Outro exemplo ainda. Se uma marca percebe, em pesquisas, que tem uma imagem de arrogância entre parceiros e fornecedores, poderia implementar um programa de fidelidade ou de premiação ou ainda estabelecer um atendimento mais atencioso.

 

Esses são exemplos simples de como problemas detectados nos estudos de marca podem ser resolvidos por estratégia que traçam planos de ação.

 

Planos de ação precisam criar manifestações de como as marcas pensam, sentem, interagem, conversam, atuam e respondem em seus ambientes, em todos os pontos de contato, com seus públicos de interesse. O objetivo é conquistar relacionamentos valiosos para a marca!

 

 

Please reload

ESTRATÉGIA & BRANDING
DESIGN THINKING
COMPORTAMENTO DE CONSUMO
  • Facebook - White Circle