A BLOG ABOUT BUSINESS & CONSULTING

Talking Branding

Conquistar Novos Mercados


Novos mercados muitas vezes parecem tão ao nosso alcance que custamos a acreditar. Este acaba sendo o problema de muitas empresas. Ficam tão centradas nos seus próprios clientes e dia a dia que acabam tendo dificuldade em enxergar outras possibilidades.

Buscar novas oportunidades exige pesquisas e um exame detalhado de ambientes competitivos próximos ou potenciais. Parece complexo, mas na realidade depende mais de uma "força tarefa" específica, por isso este tipo de trabalho acaba sendo impulsionado com a chegada de uma consultoria estratégica.

Na Porto Branding fazemos isso todos os dias. Revisamos a estratégia atual da marca: que envolve diretamente a escolha do seu mercado-alvo. Essa revisão estratégica têm como objetivo repensar o negócio num ambiente de transformação frequente, principalmente a partir do ponto de vista dos públicos potenciais. Pois, os eles têm sua motivação alterada todos os dias por diversas razões: a chegada de novos concorrentes, mudanças no ambiente, seu comportamento de consumo que também é bastante volátil e seu histórico e relacionamento com a própria marca em questão.

Para conquistar novos mercados então é preciso montar uma equipe para implementar os estudos, com ou sem uma consultoria de branding envolvida, partindo de alguns branstormings e processos de discussão, com departamentos importantes da empresa envolvidos, para então fazer a elaboração e desenvolvimento de pesquisas de público. Sempre recomendamos pesquisas sociais porque hoje são mais efetivas. As velhas salas de espelho ou pesquisas quantitativas respondem por perguntas já elaboradas (e velhas) e acabam não trazendo ideias novas, sendo que muitas vezes camuflam desejos e motivações mais encobertos.

Depois disso, com certeza um processo de ideação moderno como design thinking terá resultados surpreendentes.

Descobrir novos públicos pode ser empolgante e testes nestes mercados podem ser realizados para comprovação da sua adequação, rentabilidade e viabilidade.

ESTRATÉGIA & BRANDING
DESIGN THINKING
COMPORTAMENTO DE CONSUMO
  • Facebook - White Circle