A BLOG ABOUT BUSINESS & CONSULTING

Talking Branding

Como a empresa aprende com a estratégia?

09.08.2017

 

O maior objetivo da estratégia é fazer a organização pensar. É fazer com que cada um questione, participe e se torne parte da mudança. 

 

A estratégia molda o futuro. Ela é a rota mais rápida de como chegar onde se quer. Por isso, a estratégia precisa levar em conta coisas dentro e fora da organização que vão fazer diferença para seu sucesso. É preciso ter uma visão mais ampla para prever onde será preciso estar daqui um ano ou mais.

 

Muitas pessoas consideram a estratégia como um plano estático e fora da realidade cotidiana das equipes de vendas. Em algumas empresas a estratégia conta com este status. Mas deveria ser justamente ao contrário.

 

Um plano inteligente também precisa da flexibilidade poder contar com ajustes no meio do caminho, sendo crucial saber aonde se quer chegar. Uma boa estratégia é a soma de raciocínio (onde precisamos chegar?), planejamento (como chegar lá?) e reação a eventos que emergem sob o caminho.

 

Perguntas para guiar o raciocínio da estratégia:

 

1. O que queremos fazer? 

2. O que achamos possível?

3. O que precisamos fazer para atingir nossos objetivos?

4. Quando precisaremos reagir a novas oportunidades e adaptar nossos planos?

 

É importante perceber que a estratégia na realidade é a formalização de ideias, intenções, processos e planejamento. E que o sucesso está em tornar a estratégia parte da organização, algo em que todos se envolvem, participam e aprendem. O importante não é ter um relatório dentro de uma gaveta, mas sim ter uma empresa que pensa estrategicamente.

 

 

Please reload

ESTRATÉGIA & BRANDING
DESIGN THINKING
COMPORTAMENTO DE CONSUMO
  • Facebook - White Circle