Múltiplos cenários trazem mais certezas

Quando se fala em estratégia, muitos profissionais imaginam que pesquisas e análises possam trazer um único caminho certeiro e seguro.
Mas infelizmente este mundo não existe. Pois a estratégia é formada por diversas decisões, apostas e medições de riscos e resultados possíveis. E ao longo do tempo, conforme o ambiente competitivo muda e reage, a estratég
ia precisa muitas vezes ser adaptada.
Ao invés de um rígido e burocrático guia, a estratégia precisa ser formada por alguns planos e conjuntos de ação, moldados em cima de múltiplos cenários. Só assim existe flexibilidade suficiente para adaptação necessária à uma rota incerta que se chama "futuro".
Mais do que formalizar o que será feito, é preciso imaginar como de fato o ambiente pode mudar e ter rotas alternativas para chegar aos mesmos fins.
É preciso contar com as pessoas que executarão a estratégia em seu cotidiano. Como as pessoas poderão visualizar o ambiente? Como elas poderão reagir e alterar o presente para chegar onde a organização quer?
Isso quer dizer que a estratégia precisa contar com algumas possibilidades de ação, flexibilidade, confiança e com a proatividade dos seus funcionários e gestores.
Dai sim, teremos mais certezas do que riscos.