Ser rápido é ser estratégico também

Ao contrário do que muitos pensam, a estratégia deve permitir que os gestores tenham capacidade de reação a alterações no ambiente. Que sejam espertos e rápidos o suficiente para aproveitar uma grande oportunidade ou reagir a uma ameaça.
A abordagem para o planejamento deve ser mais fluida, incluindo opções para seguir em outras direções se as circunstâncias mudarem. A estratégia deve abarcar opções "e se?" em abundância, porque o mais comum é que não consigamos prever todos os cenários futuros. É útil também incluir mais coisas vindas de pessoas acostumadas a reagir diariamente, pessoas da linha de frente.
Sabemos que uma estratégia e sua abordagem de planejamento é boa o bastante quando olhamos para trás e percebemos o quanto muitas das realizações anteriores não faziam parte do plano inicial mas foram propiciadas pela flexibilidade que a estratégia já trazia.
Ser estratégico é poder pensar em múltiplos cenários, prever situações possíveis e estabelecer um planejamento que ampara a organização neste sentido.